SOBRE

Diretoria

Miguel Bento – RS

Presidência

Igor Almeida – PE

Secretaria Geral

Helena Truzzi – SP

Tesouraria

Enrico Chiosini – SP

Diretor


Conselho Fiscal

Eduardo Garcia – RS

Titular

Guilherme Campos – RN

Titular

Lídia dos Anjos – DF

Titular

Lucas Tranquilino – PB

Suplente

O que é a BEJO?

A Organização da Juventude Esperantista Brasileira (BEJO) é a organização que representa a juventude e suas ações nacionais de incentivo à prática e divulgação do Esperanto, o idioma neutro internacional desenvolvido por Ludwik Lejzer Zamenhof em 1887. Fundada em Minas Gerais em 1967, a BEJO tornou-se, um ano após seu nascimento, seção nacional da Organização Mundial da Juventude Esperantista (TEJO) e, em 2006, tornou-se o departamento jovem da Liga Brasileira de Esperanto (BEL). Estatutariamente, a organização tem como missão:

  • divulgar e fomentar o aprendizado do idioma esperanto, especialmente entre a juventude;
  • conscientizar a sociedade brasileira, principalmente em fóruns de discussões jovens, acerca dos problemas linguísticos vigentes no mundo e da importância do esperanto na resolução destes problemas;
  • promover, entre seus associados e simpatizantes, atividades sociais, esportivas, recreativas e culturais, entre elas o Congresso da Juventude Esperantista Brasileira (Brazila Esperantista Junulara Kongreso – BEJK), este podendo ou não ocorrer em conjunto com o Congresso Brasileiro de Esperanto (Brazila Kongreso de Esperanto – BKE);
  • manter intercâmbio com entidades – esperantistas ou não – no Brasil e no estrangeiro, em especial com a BEL e a TEJO.
  • incentivar a criação de núcleos e grupos essencialmente jovens nos mais diversos espaços geográficos brasileiros, funcionando como uma rede.

História

Já em 1964, os esperantistas Alfredo Ênio Duarte, Francisco Wechsler, Jair Salles, Paulo Sérgio Viana e Aloísio Sartorato costumavam se reunir na sede da Liga Brasileira de Esperanto e da Cooperativa Cultural de Esperantistas, ambas à época no Rio de Janeiro.  Nasceu, a partir daí, a ideia de criar uma organização para a juventude. Neste mesmo tempo, em Fortaleza, floresceu a mesma ideia entre os esperantistas Carlos Lima Melo, Francisco Barbosa, César Oliveira Barros Leal e outros. Os dois grupos resolveram discutir a ideia no 19º Congresso Brasileiro de Esperanto, a acontecer no Rio de Janeiro logo em seguida.

Em outubro de 1965, eles se encontraram durante o congresso e decidiram que, antes de fundar uma juventude nacional, deveriam organizar grupos locais. Em seguida apareceram as duas primeiras organizações jovens: a Guanabara Esperanto-Junularo1Juventude Guanabariana de Esperanto (GEJ) e a Cearaa Esperanto-Junularo2Juventude Cearense de Esperanto (CEJ). As duas organizações emitiam periodicamente os boletins “Meteoro” e “Verda Maro”, tendo funcionado por apenas dois anos para, por fim, se unificarem nacionalmente, durante o 2º Seminário de Esperanto da KKE em Santos Dumont, Minas Gerais. A fundação provisória da organização ficou conhecida após a emissão da Declaração de Santos Dumont, publicada no então novo boletim “Impulso”.

No ano de 1968, após elaboração do primeiro estatuto, a BEJO teve, por fim, sua primeira diretoria: Francisco Stefano Wechsler (presidente), Roberto Passos Nogueira (vice-presidente do Norte e Nordeste), Wilson Ferreira Martins (vice-presidente do Sul), Umberto Ferreira (vice-presidente do Centro-Oeste), Paulo Sérgio Viana (secretário-geral) kaj Aloísio Sartorato (tesoureiro).

Eventos

A BEJO possui 2 (dois) eventos permanentes em seu calendário anual, que são:

  • Congresso da Juventude Esperantista Brasileira (BEJK);
  • Conferência Nacional da Juventude Esperantista Brasileira;

Além de prestar suporte às juventudes regionais que queiram realizar Encontro de Juventude Regional.

Projetos

Além dos congressos, palestras, iniciativas educacionais e eventos de integração, a BEJO também está à frente dos programas de financiamento de jovens brasileiros em projetos internacionais, como o Estude Poznań, com subvenção, através das doações para os fundos da organização, da ida de jovens esperantistas para cursos de interlinguística voltados para o idioma internacional na Universidade Polonesa (UAM); o Concurso Lucas Barbosa, um concurso de intercâmbio cultural que leva, periodicamente, um jovem brasileiro para a Europa; o Concurso Paulo Silas, que premia jovens escritores na prosa e na poesia; além do Projeto Kontakto Brasil, junto da Rotaract MDIO Brasil, que ensina esperanto para principiantes.

  • 1
    Juventude Guanabariana de Esperanto
  • 2
    Juventude Cearense de Esperanto