Concurso Literário Paulo Silas

O Concurso Literário Paulo Silas é um concurso de poesia e prosa criado com o intuito de estimular a escrita artística em esperanto na juventude brasileira. A primeira edição do concurso foi realizada em 2018 e seus vencedores foram premiados no encerramento do 38º Congresso Brasileiro da Juventude Esperantista, em Curitiba.

No concurso, jovens de todo o Brasil enviam suas obras para a comissão organizadora. A comissão repassa as obras para o júri, que elege os vencedores. Os jurados não têm conhecimento de quem são os autores de cada obra até que o resultado seja decidido.

Além dos prêmios oferecidos em edital, os vencedores do concurso também podem ter suas obras divulgadas nos canais de comunicação da BEJO, como o nosso blog, nossos perfis em redes sociais e a revista Brazila Esperantisto.

Clique aqui para ler nossas notícias relacionadas ao concurso.

Paulo Silas

Desde sua criação, o concurso homenageia o poeta e escritor esperantista Paulo Silas, que nos deixou em outubro de 2017, aos 27 anos.

Brasileiro por nascença e esperantista por convicção, conforme suas próprias palavras, Paulo Silas Rodrigues Sena nasceu no Ceará em 30 de julho de 1990 e se tornou esperantista em novembro de 2008. Destacou-se por suas obras poéticas em Esperanto, reconhecidas como de raro talento na nossa geração. Ele também se dedicava notadamente às línguas, à cultura e à valorização de povos minoritários, em especial aos indígenas brasileiros e sul-americanos.

Paulo Silas estreou na literatura esperantista em 2014 com “Indiferento: de la Universo ĝis la Homo”, sua coleção de poemas escritos de 2010 a 2013. Nos anos seguintes, ele continuaria a reunir seus poemas de cada ano, lançando assim “Sinmortigo”, “Brazilano laŭleĝe. Esperantisto laŭkonvinke.” e “Transgeneraciaj Kulpoj”.

Além de poeta e escritor, ele também tinha canais no Youtube. No Poemoj en Esperanto, eram recitados poemas na língua internacional, tanto originais quanto traduzidos. No canal Paulo Silas, eram apresentadas lições de esperanto para iniciantes.

Clique aqui para ter acesso aos livros de Paulo Silas (em esperanto).