A Brazila Esperantista Junulara Organizo (BEJO) é a organização que representa a juventude e suas ações nacionais de incentivo à prática e divulgação do Esperanto, o idioma neutro internacional desenvolvido por Ludwik Lejzer Zamenhof em 1887. Fundada em Minas Gerais em 1967, a BEJO tornou-se, um ano após seu nascimento, seção nacional da Tutmonda Esperantista Junulara Organizo (TEJO) e, em 2006, tornou-se o departamento jovem da Brazila Esperanto-Ligo (BEL).

Durante o ano, a BEJO realiza e apoia eventos de promoção do idioma, especialmente entre jovens. Em sua programação oficial encontram-se o Junulara Renkontiĝo de Nordoriento (JRN), o Novjara Aranĝo (NOVA) e o Vintra Aranĝo (VINA), que ocorrem anualmente e contam com o trabalho de jovens associados locais. Há, além disso, o Brazila Esperantista Junulara Kongreso (BEJK), o principal e maior evento anual, que ocorre conjuntamente do Brazila Kongreso de Esperanto (BKE).

Além dos congressos, palestras, iniciativas educacionais e eventos de integração, a BEJO também está à frente dos programas de financiamento de jovens brasileiros em projetos internacionais, como o Estude Poznań, com subvenção, através das doações para os fundos da organização, da ida de jovens esperantistas para cursos de interlinguística voltados para o idioma internacional na Universidade Polonesa (UAM), o BEJO-ataŝeo, um concurso de intercâmbio cultural que leva, periodicamente, um jovem brasileiro para a Europa e o TEFA no UK, que financia a ida de jovens para os jogos que ocorrem durante os Congressos Universais (UK) e são promovidos pela Associação Esperantista Internacional de Esperanto (TEFA).

 

DIRETORIA

Juliana Evandro (CE): presidente

Sarah Monteiro (MG): vice-presidente

Allan Argolo (RJ): tesoureiro

Querino Neto (AL): secretário

 

CONSELHO FISCAL

Lucas Barbosa (PB)

Vinícius Pereira (RJ)

Pedro Freitas (SP)